20 de outubro de 2014

Ainda assim, bonito de se escrever...


Eu me lembro, quando aos 11 anos de idade, via o país na redemocratização e as pessoas levantando bandeiras políticas, uma mobilização pela coisa, tudo ainda meio abstrato a uma criança daquela idade, mas me lembro da energia, do engajamento e até das propagandas de TV, dos jingles, dos nomes de candidatos e tals. 

Pulando etapas e detalhes e sem me aprofundar no assunto (até porque assumo meu desconhecimento para tal aprofundamento), depois que passei a votar, não vi nada igual. Não sabia se minha cabeça registrou a coisa inadequadamente, pela pouca idade e distorção de proporções ou se, de fato, tudo se transformou numa situação mais particular, mais introspectiva, mais desanimada e desanimadora, apenas uma obrigação civil. 

Até que chega 2014. Pessoas levantando bandeiras, lutando, gritando, brigando. Pessoas se interessando, estudando, argumentando... pensando!!!! PENSANDO!!! E expondo pensamentos, que o diga o facebook. Há quem abomine o que ocorre, há quem ache um absurdo o desentendimento, o calor, o clamor. Não acho!!! Gosto do clima que carrega esse tipo de luta por ideais, por esperança de um país melhor, por auto-defesa, por um EU (cada um com seu) dentro de uma coletividade a ser defendida junto. Gosto de achar que o outro é louco, enquanto outro-alguém é inteligente, provavelmente por um entrar em discordância e outro em concordância absoluta. Gosto de ver que, mesmo quem tem uma vida relativamente similar e a mesma instrução educacional que a minha, ainda assim, pode pensar tão diferente, ainda que seja tão idêntico em um monte de demais pontos de vista, quando os assuntos são outros. 

Independente do resultado, achei bonito! Independente do resultado, fica a fé de que é possível transformar hj ou amanhã ou quando precisarmos fazer isso, pois político governa, mas povo tb tem que governar. Adorei ver pessoas pensarem e pensar junto. Adorei estudar um pouquinho a respeito e tentar entender porque eu escolheria uma ou outra opção de candidato. Adorei até a caminhada, até reflexões pessoais trazidas ao cotidiano em analogia ao momento político, como os altos e baixos de candidatos, as lições de persistência, de transitoriedade do hoje e do amanhã e a certeza de que só acabará no fim... que será um novo começo... levando a outro fim... e por aí, segue, tuuuuudo dentro de uma continuidade já existente desde sempre.

Gostei da energia acumulada e liberada. Energia move!!!! Energia acelera, traz frio na barriga e uma inquietude com consequências físicas e psíquicas que não sei dizer se são boas ou ruins, mas, de fato, necessárias na continuidade já existente da vida.

Seja qual for o resultado, ainda assim, achei bonito de se ver!!! Bonito escrever história!!!

Nenhum comentário: